Greg Alikas

fotógrafo e cultivador.
Responsável pelos sites The Orchid Photo Page e The O Zone (revista on-line sobre orquídeas.)




Delfina & Sergio,

Esta é uma grande edição de "Orchid News" e vocês, certamente, estão prestando um serviço à comunidade orquidófila global colocando em destaque a crise que ameaça a sobrevivência do xaxim.
De certo modo, isto é um problema para os cultivadores e de certo modo, não é.
Se toda uma coleção ou um orquidário comercial depende inteiramente do xaxim como meio de cultivo e tem que ajustar sua prática de cultivo para o uso de um novo material, isto constitui um problema.
Entretanto, como sabemos, as orquídeas epífitas crescem em, ou sobre, quase qualquer coisa que não se oponha a elas, o material sobre o qual vegetam é apenas um suporte. Eu tenho visto orquídeas vegetando em bolinhas de gude, em vasos de isopor, Vandas crescendo em ossos velhos de bifes, Oncidiums crescendo em placas de isopor, Encyclias crescendo em crânio de boi. Uma das mais saudáveis Cattleya aclandiae que vi, estava crescendo fora do vaso de barro.
Eu creio que a perda do xaxim como meio de cultivo é uma perda maior para os orquidários comerciais, com fins lucrativos e milhares de plantas, do que para os cultivadores amadores com algumas centenas de orquídeas que podem fazer e normalmente fazem, experiências com outros tipos de meio de cultivo.
Nos Estados Unidos, o xaxim tem sido caro e por muitos anos, foi difícil de ser encontrado. Muitos cultivadores já encontraram um outro meio de cultivo. Como já mencionado no fórum, muitos cultivadores aqui usam casca de abeto (pinheiro), que é relativamente barato e fácil de ser encontrado.
Realmente, juntamente com o esfagno, é provavelmente o mais usado dos materiais para o cultivo de orquídeas, especialmente nas regiões temperadas. Aqui no sul da Flórida, ela deteriora muito rapidamente para ser usada.
Há alguns anos atrás, nós começamos a mudar todas nossas orquídeas do xaxim para pedras vulcânicas e isto foi a melhor coisa que fizemos. Esta nossa mudança foi uma mudança de cultivo, não uma resposta ao decréscimo de suprimento do xaxim. Nós cultivamos nossa diversificada coleção de 700 plantas, em uma estufa aberta e sombreada, no sul da Flórida onde elas estão sujeita a prolongados períodos de chuvas e temperaturas elevadas.
Embora tenha sido o xaxim um suporte confiável para nós durante décadas, o material inorgânico está provando ser superior. Eu devo acrescentar que uso o esfagno para Phalaenopsis e algumas espécies crescem em cachepots e em molduras para espécies que necessitam disso.

As vantagens do meio inorgânico são: Há apenas uma ou duas desvantagens:
foto de Greg Alikas
Pedras vulcânicas (esquerda) e Aliflor (direita)
Existem muitos destes materiais orgânicos agregados: Solite, Aliflor e pedras vulcânicas e todos compartilham das mesmas propriedades e diferem da argila expandida por terem pequenos buracos em sua superfície para reter a umidade. Como já foi mencionado, as orquídeas crescem praticamente em qualquer material que não seja agressivo desde que as práticas de cultivo sejam devidamente ajustadas.

Para finalizar, deixe-me oferecer minha regra número 1:
Antes de mudar a sua coleção inteira para um novo meio de cultivo, primeiro experimente-o com um pequeno número de orquídeas (de preferência com duplicatas) durante um ano, pelo menos, ou até se completar um ciclo inteiro das estações, aquele que vier primeiro.



line/linha





clique aqui/click hereVoltar a Orchid NewsSeguir no Forum clique aqui/click here