Aproveitando essa época da Natal transcrevemos um artigo que apresenta uma série de pinturas de Madonas onde a orquídea é também representada.
Boas festas e Feliz ano novo para todos.
Este artigo foi publicado originalmente no boletim da CAOB no 29 JUL/AGO/SET 1997.





por Waldyr F. Endsfeldz

FOTO Um dos grandes divulgadores da orquidofilia no Brasil, inicialmente com sua coluna toda segunda feira na Folha da Tarde, de São Paulo, depois com livros e revistas dedicados aos iniciantes, com artigos muito apreciados, disseminados pelos boletins das sociedades orquidófilas e jornais de grande circulação.
Endereço: Rua Ricardo Junco, 447
Jardim Panorama
CEP 13280-000
Vinhedo - SP.



A mística orquídea não é somente admirada e adorada pelos orquidófilos. Ela também é tema principal para muitos desenhistas e pintores que a retratam com invulgar fidelidade em suas telas
.Não poderia deixar de falar inicialmente da grande Sra. Margaret Mee, inglesa, já falecida, que com muita fidelidade pintou muitas orquídeas brasileiras.
Tive o prazer de conhecê-la pessoalmente quando morava na Avenida dos Eucaliptos, no bairro de Moema, em São Paulo. Visitou muitas vezes o meu orquidário, à procura de plantas em flor, desenhando seus contornos e matizes para suas telas.
Presenciei-a desenhar uma Baptistonia echinata, que eu cultivava numa pequena placa de peroba. Apreciei a facilidade com que passava pra a tela a riqueza de detalhes ds pequenas raízes da planta, bem como os líquens que estavam nessa pequena placa.
Há alguns anos, visitei o pintor paulistano A. Paim Vieira, também falecido, especialista e criador de vinte e sete telas de Virgens e Madonas, dedicadas especialmente a cenários da natureza brasileira. Com sua formação religiosa, nitidamente cristã,cultuava a Virgem e também se inspirava nos variadíssimos caracteres da etonografia brasileira, que vai desde o branco europeu até o negro, passando pelo índio e por todas as nuanças de mestiçagem. Alertado pelo amigo Fontenelli, tive a oportunidade de ver e admirar três dessas telas, que retratam composição e motivo de orquídeas, expostas no Museu Histórico do Forte Militar de Bertioga, litoral paulista, e assim descritas:



"Virgem da Orquídea",


que teve como modelo a cabocla adolescente brasileira, que sustenta numa das mãos uma orquídea, talvez a Cattleya loddigesii ou harrisoniana, forma estilizada, escolhida em virtude de ser comum nas imediações das nossas casas caboclas.
"VIrgem da Chuva de Ouro",


que apresenta a Virgem numa visão matutina, a orquídea é um Oncidium varicosum, desabrochando na ante-manhã do dia, onde Maria é a nuvem protetora do Justo, a Aurora do Messias prometido e enleva-se a considerar sua altíssima missão.
"A Madona Alba Plena",


com flor de difícil reconhecimento, simbolizando a total pureza de Maria e onde se destaca a alegria do Menino Jesus contemplando as flores.




Além de gostarmos tanto de cultivar e estudar as orquídeas, podemos encontrar muitos outros entretenimentos com esta divina dádiva como tema.
Concordam?







clique aqui/click hereVoltar a Orchid News 5