Jorge Verboonen
por Waldemar Scheliga

Considero Jorge Verboonen um dos mais importantes orquídologos brasileiros do século XX e, no instante em que tomamos conhecimento de seu falecimento, acho que devemos prestar-lhe as homenagens devidas a uma vida com a importância da sua.

A partir da empresa comercial que recebeu, em determinado momento da sua vida, para conduzir - o Orquidário Binot Ltda., a mais antiga casa de comércio brasileira dedicada a orquídeas - prestou um enorme serviço à orquidofilia brasileira e internacional, divulgando os gêneros e espécies brasileiros de orquídeas e trazendo para o conhecimento científico muitos que permaneceriam ainda desconhecidos não fosse o seu trabalho de pesquisa e divulgação.

O gênero Binotia é um exemplo pois foi dado em sua homenagem e existem diversas espécies que levam o seu nome em algumas variedades como é o caso da belíssima Cattleya trianaei Binotii.

Quero, por isto, deixar o registro da sua importância histórica e minhas homenagens, que se estendem à sua viúva, D. Lourdes e seu filho e sucessor Maurício.