Lou Menezes

fala sobre a Sobralia no Brasil
 
photo/foto:Lou Menezes
 
Sobralia pumila
   
 
foot/photo: Lou Menezes

Sobralia pumila Rolfe
Kew Bull.: 337,1893


Após concluir minhas pesquisas sobre o gênero Cyrtopodium no Brasil, até então pouco estudado e conhecido, deixei-me fascinar por um outro gênero também esquecido, Sobralia. Apesar das flores ornamentais da maioria de suas espécies, no Brasil, raramente as plantas deste gênero são do interesse dos colecionadores de orquídeas, havendo por conseguinte um total desconhecimento das mesmas que são muito fáceis de serem cultivadas.
 
Com aproximadamente 10-12 espécies distribuídas no território brasileiro mas a maioria concentrada na região amazônica, este artigo divulga a delicada beleza de uma espécie de porte baixo e de flores pequeninas, verdadeira jóia da natureza, a Sobralia pumila Rolfe.
Trata-se de uma espécie epifítica nativa da amazônia brasileira, notadamente encontrada na ilha de Marajó, estado do Pará, cujos pseudobulbos agregados e finos formam toceiras com cerca de 20 cm de altura; as folhas são coriáceas, oval-lanceoladas, plicadas de ápice agudo, com 16 cm de comprimento e 4 cm de largura mediana; suas flores terminais 1-2, embora usualmente solitárias, são efêmeras, creme-esbranquiçadas ou amarelo-pálidas, com pedicelo curto e ovário linear, sépalas linear-lanceloladas com 3,2 - 3,5 cm de comprimento e 0,6 - 0,7 cm de largura mediana; pétalas um pouco mais curtas e mais largas com 3 - 3,3 cm de comprimento e 0,8 - 0,9 cm de largura; o labelo é elíptico-oblongado, com o ápice fimbriado e calo com venulações fimbriado-cristadas; a coluna é curta e clavada e a cápsula desconhecida nos exemplares cultivados.
Florações sucessivas foram registradas em cultivo no Orquidário Nacional do Ibama, sede nacional, em Brasília, Distrito Federal, Brasil, nos meses de deembro, janeiro e fevereiro, verão brasileiro.


Bibliografia
Kew Bull.: 337,1893
Orch. Rev., 2: 54,1894
Mart.Fl.Br., 3-5: 343,1898

Qualquer espécie de reprodução (impressa ou digital) de material desta página - texto, fotos e/ou imagens - é expressamente proibida sem a autorização, por escrito, dos proprietários - Lou Menezes e Sergio Araujo.