Foto/Photo: Osmar Ribeiro


Humberto Antônio Epiphânio


médico,
morador de Rio Claro,
no estado de São Paulo,
orquidófilo amador,
se é que se pode chamar
de amador alguém que possue
e toma conta pessoalmente de
40.000 vasos de orquídeas,
é o nosso convidado
Pequeno perfil profissional:

- "Estou médico" há 36 anos, mas com certeza sou jardineiro por afinidade e paixão pelas orquídeas.


- Por que começou a cultivar orquídeas? Qual foi o momento mágico da atração?

- Iniciei o cultivo como forma de homenagear minha avó, também apaixonada pelas flores e proprietária, naquela época, de floricultura e sócia fundadora do Círculo Rio-clarense de Orquidófilos, há cerca de 47 anos.
- Quantas plantas possui?
- A previsão inicial era a ocupação de um espaço de 5 metros quadrados, com cerca de 20 vasos de orquídeas. Hoje as semi-estufas ocupam área de aproximadamente 1.500 metros quadrados, que abrigam perto de 40.000 vasos, entre espécies e híbridos. Além do show-room, com 200 metros quadrados, que abriga as plantas floridas, todas cuidadas exclusivamente por mim
- Quais as orquídeas que você mais cultiva?
- Não tenho uma predileção especial.
Reservo quase que metade das instalações para híbridos (destaco e cultivo com especial atenção a Lc Sheila Lautenbach, Blc Toshie Aoki, Bc Vânia Muller e tantas outras ) e a outra para as espécies (labiata, warneri, trianae, luedemaniana, gaskelliana, guttata e etc)
Potinara Esther Costa 'Orange Fantasy". Foto/Photo: Osmar Ribeiro
Foto/Photo: Osmar Ribeiro
C. trianae 'Rolf'. Foto/Photo: Osmar Ribeiro
Dendrobium tryrsiflorum 'Graeser". Foto/Photo: Osmar Ribeiro
- Qual a planta preferida, entre as suas?
- Dentre minhas orquídeas prediletas se encontram a Cattleya walkeriana 'Sabrina', Cattleya guttata 'Dark Princess Eduarda', Dendrobium tryrsiflorum , algumas Cattleya labiata coerulea e vários híbridos, com destaques especiais para Lc Sheila Lautenbach e a Blc Galle Kramer 'Chips', esta última premiada na exposição do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em junho deste ano, como a melhor planta do evento (com muito orgulho para nós), além das C. trianae 'Rolf' e 'Vitória de Castro'
- Quanto tempo você gasta cuidando das orquídeas, por dia?
Cattleya guttata 'Dark Princess Eduarda'. Foto/Photo: Osmar Ribeiro
Cattleya walkeriana 'Sabrina'. Foto/Photo: Osmar Ribeiro
- Preencho todos os meus horários, em que não me encontro em meu consultório, na lida com minhas plantas, iniciando a rotina nos finais de semana às 4:30 da madrugada .
Cattleya walkeriana 'Special'. Foto/Photo: Osmar Ribeiro
- Houve alguma outra inspiração ou foi exclusivamente inspirado pela homenagem à sua avó?
- Inspiração outra, efetivamente, não houve. Apenas uma questão de maturidade, em detectar que todos nós, sujeitos às pressões do dia a dia, dos stresses da vida moderna, da violência que campeia pelo mundo, devemos nos equilibrar fazendo coisas prazerosas. Por isso, talvez a minha concepção de que não basta TER orquídeas. É muito mais importante você ter um contato íntimo com elas, manuseá-las e, se possível, iniciar seu cultivo com frascos ou vasos coletivos, acompanhando seu desenvolvimento até a primeira floração. É uma sensação indescritível de prazer.


- Há quantos anos cultiva orquídeas?


- Iniciei-me em seu cultivo há, aproximadamente, 12 anos



- Existe alguma história ou caso ligado à sua relação com as orquídeas que você queira nos contar?


- Como fato curioso e hilário lembro-me que, em certa ocasião, por motivo de uma rápida viagem, pedi à minha mulher que irrigasse determinado lote de vasos com a mangueira. No dia seguinte notei que haviam desaparecido todas as etiquetas de identificação. Quase houve divórcio!!
Passados 2 dias, consegui localizar as mesmas. Elas haviam sido levadas por uma corruíra que construíra um ninho totalmente idealizado com minhas etiquetas
- Quais são as condições climáticas    encontradas em seu ambiente de cultivo?
- Nossa região é quente na maioria do tempo, com períodos de seca prolongados, por isso no meu orquidário tenho algumas instalações com as quais posso contornar parcialmente tais adversidades: como semi-estufas,com bastante ventilação, outras com menor luminosidade, pequena estufa para plantas pequenas, etc, além de um sistema de irrigação bastante útil .
- Diz-se que a orquidofilia é uma manifestação branda de loucura. Você já fez alguma loucura    orquidófila?

- Loucura? Somente o fato de cultivar tal número de plantas, por si só, já constitui uma loucura.
Somente superada pelo propósito de ainda continuar comprando frascos, coletivos e etc
- Você teria alguma dica de cultivo sua    que pudesse compartilhar conosco ?
C. percivaliana 'Farah Diba' - Foto/Photo: Osmar Ribeiro
- Nós aconselhamos quando alguém nos pergunta como se deve cultivar as orquídeas, lembramos que o mais importante para que seu cultivo seja bem sucedido é que se tenha uma boa noção do básico no que diz respeito a ventilação, umidade, iluminação, adubação e doenças e aplicá-las de acordo com as SUAS condições , com bom senso e, acima de tudo, usando "seu feeling".
- Muito obrigado, Humberto.
Foto/Photo: Osmar Ribeiro
<=
Blc. Galle Kramer 'Chips'. Foto/Photo: Sergio Araujo
Copyright © 2001. Todos os direitos reservados
Qualquer espécie de reprodução (impressa, digital ou outra) de qualquer tipo de material deste site - texto, lay-out, fotos, imagens, entre outros - é expressamente proibida sem a prévia permissão, por escrito, de seus autores. Sob pena de ação penal.