Oncidium X cassolanum V. P. Castro & Campacci hibr. nat. nov.
    Photo: Vitorino Castro Neto



  Diagnose Latina: Herba hybrida naturalis inter Oncidium riograndense Cogn. et Oncidium cornigerum Lindl. Floribus medis inter haec species.


  Tipo: Brasil - Rio Grande do Sul, no Vale dos Sinos, nas proximidades de Novo Hamburgo.
Coletor: Oswaldo Cassola, 1990. Floresceu em cultivo em 1991 e também nos anos seguintes.
Holotypus: SP


 
Planta epífita, de crescimento cespitoso, híbrido natural entre o Oncidium riograndense Cogn. e o Oncidium cornigerum Lindl. Porte vegetativo, haste floral e flores semelhantes a seus progenitores. Flores, sépalas pétalas e labelo amarelos, com manchas marrons, variando muito dependendo do exemplar. Sépala dorsal elíptico-lanceolada, de 14,0 mm de comprimento por 7,0 mm de largura. Sépalas laterais de 14,0 mm de comprimento por 8,0 mm de largura, concrescidas formando sinsépala. Pétalas oblongo-lanceoladas, de 15,0 mm de comprimento por 7,0 mm de largura. Labelo trilobado, de 12,0 mm de comprimento por igual largura quando explanado. Labelo com calosidade complexa, intermediária entre aquelas das espécies progenitoras. Essa calosidade é formada na base por placas de cor ocre que se superpõem; a seguir 2 pequenos cornos amarelos em direção ao ápice; entre os lobos laterais, 2 massas altas divergentes, contendo na sua abertura um grupo compacto de pequenos calos desconexos e verrucosos; não possui calosidade acessória sobre o lobo mediano (uma característica do Oncidium cornigerum). Coluna bialada, de 5,0 mm de comprimento, dotada de pilosidade junto à base e início das asas; amarelada, com máculas marrons nas asas. Antera também amarelada, de 2,0 mm de comprimento. Polínias 2, amarelas, com caudículo longo, no total com 2,0 mm de comprimento.

 
Distribuição: Rio Grande do Sul.

Outras ocorrências: Também em Santa Catarina no território brasileiro, tendo sido há pouco tempo localizado em Missiones, na Argentina, devido ao fato de que seus progenitores também ocorrem nesses outros locais.

Floração: Outono brasileiro.

Hábitat: Florestas úmidas do Vale dos Sinos, em altitudes superiores a 300 metros.
 
Etimologia: O nome cassolanum é uma homenagem ao já falecido orquidófilo Oswaldo Cassola, que descobriu essa planta no Rio Grande do Sul, no início dos anos 90.

Observações: O exemplar que serviu para Holotypus e também para a determinação desse novo híbrido natural foi-nos oferecido pelo orquidófilo paulista Paulo Strumiello, a quem muito agradecemos.

Discussão: É evidente a sua condição de híbrido natural, com características intermediárias entre os seus ascendentes, o Oncidium riograndense Cogn. e o Oncidium cornigerum Lindl. Essas plantas ocorrem nas mesmas áreas e florescem na mesma época, o que propicia a sua hibridação.

Photo: Vitorino Castro Neto



Rua Vicente Galafassi, 549 - 09770-480 - S. B. do Campo, SP - E-mail: vpcastro@terra.com.br
Caixa Postal 13207 - 03104-970 - São Paulo - SP - E-mail: campacci@sili.com.br






voltar