APRESENTAÇÃO

A tradicional  Festa das Flores de Joinville – SC teve, em novembro de 2008, sua 70ª. edição sendo um  dos mais antigos eventos da categoria no Brasil, senão o mais antigo e também um dos mais importantes.
A grande novidade foi  a instituição da 1ª Exposição Internacional de Orquídeas com a participação de expositores nacionais e estrangeiros (Estados Unidos, Alemanha, Hawaii e Tailândia).
A AJAO – Agremiação Joinvillense de Amadores de Orquídeas, sob a presidência de Wilson Eugênio Wuandt, é a responsável pela exposição e a participação maciça de seus associados é admirável e imprescindível para o seu sucesso, não só durante a montagem como na exposição mesmo, já que dos quase 1800 vasos expostos, 1196 eram de seus associados.
A direção da Festa está a cargo, há quatro anos, do engenheiro agrônomo e paisagista Beto Amaral.
É preciso dizer que, na verdade, embora chamada de Festa da Flores, é praticamente uma festa da Laelia purpurata porque o número de plantas desta espécie apresentado é maior do que qualquer outra planta da família Orchidaceae ou de qualquer outra família, como voicês poderão ver nessa edição de Orchid News.
Contando com cerca de 193.000 visitantes, a exposição ocupa uma grande área (7.200m²) no chamado  Complexo Expoville cujo metragem total chega a 22.000m² e, para que nunca a visitou, é difícil imaginar seu tamanho e grandiosidade.  
Já na entrada no recinto somos surpreendido pela quantidade de plantas expostas, especialmente  Laelia purpurata e percebemos que chegamos à terra da Laelia purpurata, pois ela é a flor símbolo do Estado de Santa Catarina.
Nesse verdadeiro mar de purpuratas, dispostas em prateleiras, impossível não perceber a sutileza das nuances de cores dentro de cada variedade, impossível não compará-las entre si. Se, por um lado, a exposição em prateleiras perde quando comparada com os estandes decorados (árvore de Phalaenopsis, a cascata, o túnel...) ganha-se pela proximidade das próprias plantas permitindo vê-las com mais detalhes.
Outras atividades (exposição de carros antigos, espetáculos de dança, entre outros) fazem parte dos eventos promovidos durante a Festa e, no que diz respeito diretamente às orquídeas, um ciclo de palestras, sob a coordenação de João Darciso Hellmann, foi apresentado com a presença de estudiosos  dos Brasil, Estados Unidos e Alemanha.
As palestras  sobre as orquídeas abrangeram assuntos específicos como os gêneros Cattleya (problemas de identificação), Oncidium (espécies brasileiras e híbridos), Encyclia  (taxonomia), Baptistonia (estudo filogenético), Laelia purpurata e assuntos mais generalizados como a  diversidade das orquídeas, conservação através de cruzamentos  e o cultivo. Estes trabalhos foram apresentados pelos brasileiros  César Wenzel, Delfina de Araujo, Fábio de Barros, Francisco Miranda, Ingo Bauer, João Hellmann, Lou Menezes, Szu An Bon e Vitorino Paiva Castro Neto. O ciclo contou ainda com a presença  Jörg Frehsonke (Alemanha) e  Patricia Harding  (Estados Unidos)  assim como palestrantes que abordaram assuntos relativos ao meio ambiente, sua conservação e educação ambiental.
Dentro do contexto da 1ª. Exposição Internacional, o julgamento das plantas contou com dois júris diferentes. O primeiro formado pelos componentes da AJAO, que tiveram um treinamento específico para este julgamento e o segundo formado por 5 juízes credenciados pela American Orchid Society.
No julgamento da AOS, a Blc Durigan foi a grande estrela, além de receber o AQ (Award of Quality), três clones receberam AM (Award of Merit - flor que obtém pontuação entre 80 e 89 sobre 100) e 7 clones receberam o HCC (Highly Commended Certificate - flor que obtem pontuação entre 75 e 79 pontos sobre 100), com uma única exceção, as plantas de Blc Durigam que foram apresentadas pertenciam ao próprio Orquidário Durigam.
Parabéns a todos os responsáveis pelo sucesso e beleza da exposição.
Parabéns a Jonville.

seta