Encyclia chaipasensis

O grupo de plantas englobadas neste trabalho está inserido na subtribo Laeliinae. Elas pertencem a um grupo de espécies que, originalmente, eram conhecidas como Epidendrum e, depois, como Encyclia. Encyclia, em seu conceito antigo, foi dividida em outros gêneros. Este trabalho aborda as características físicas de alguns destes gêneros propostos, com ilustrações destas características e muitas fotografias das espécies para enfatizar as similaridades e as diferenças.

Epidendrum
são plantas de caules tipo caniço com pouco ou nenhum pseudobulbo e a coluna é fundida com o labelo em todo seu comprimento formando um tubo. Seus frutos são redondos.

Encyclia
tem pseudobulbos heteroblásticos arredondados (alargados somente junto a um entrenó), as folhas são rígidas, não tem bainha evidente na inflorescência e seus frutos são ovais ou circulares nas secções cruzadas e, o mais marcante, o labelo é livre da coluna, não é fundido como o Epidendrum e não tem dentes no ápice da coluna circundando a antera.
Muitas espécies originalmente classificadas como Encyclia e que ainda são Encyclia, em seu sentido original, têm muitos traços que fazem com que o "encaixe" seja desconfortável.
Em 1998, Higgins separou um grupo de espécies de Encyclia, colocando-as em Prosthechea. Ele definiu Prosthechea como possuindo pseudobulbos que são ligeiramente achatados, homoblásticos (alargados junto a alguns nós) e folhas flexíveis, não rígidas. As espécies possuem uma inflorescência que emerge do ápice do pseudobulbo com espata. A coluna é parcialmente fundida desde a base até a metade no sentido de seu comprimento e é achatada e dentada em seu ápice. Estas espécies possuem cápsulas triangulares ou aladas.
Withner & Harding tomaram as espécies Prosthechea sensu Higgins e as dividiram em gêneros mais claramente definidos.

Prosthechea glauca
Prosthechea ochraeca
Prosthechea guttata
Prosthechea vittelina
Prosthechea boothii




As espécies de Anacheilium, originárias da Américal tropical e subtropical, têm flores não resupinadas e a coluna tem dentes de igual tamanho.
Anacheilium chacaoense
Anacheilium cochleata
 

Pollardia inclui espécies que são de climas mais secos do México e da América Central com uma espécie encontrada na América do Sul. As flores pequenas e resupinadas são coloridas e bastante grandes para o tamanho da planta. A coluna apresenta dentes do mesmo tamanhoe m seu ápice.
Pollardia ghiesbrieghtiana
 

As espécies de Hormidium, originárias da Américal tropical e subtropical, têm o dente mediano da coluna curvado como um bico de pássaro. São plantas pequenas com pseudobulbos arranjados como contas de um colar ao longo do rizoma.
Hormidium pygmeun
Hormidium rhyncophorum
 

As espécies de Panarica, a maioria da América Central, têm flores com labelos trilobados, o lobo mediano é grande e ponteagudo. A coluna tem dentes laterais grandes e o dente mediano é grande e guarnecido de fímbrias.
Panarica brassavolae
 

As espécies que não se encaixaram em outro gênero, permaneceram em Prosthechea, definido como tendo um longo isthmus na base do labelo antes da conexão dos lobos laterais. Este grupo de espécies parece poder ser realmente dividido em mais três outros gêneros já que as flores apresentam três modelos diferentes de forma. É necessário em estudo sobre estas espécies.
Guy Chiron também esteve trabalhando com este grupo e chegou a algumas das mesmas conclusões que Withner & Harding chegaram. Ele as publicou junto com Castro, em 2003 e baseou seus estudos na morfologia.
Prosthechea sub-genus Prosthechea Chiron & Casto é composto por P. glauca e P. squamata (Prosthechea sensu Withner & Harding)
Prosthechea sub-genus Osmophytum Chiron & Casto inclui as espécies sem lobo de Anacheilium (Anacheilium sensu Withner & Harding)
Prosthechea sub-genus Equiloba Chiron & Casto inclui as espécies de Anacheilium trilobadas (Anacheilium sensu Withner & Harding)
Prosthechea sub-genus Hormidium Chiron & Castro inclui Grammatoglossa no mesmo agrupamento de Hormidium sensu Withner & Harding.
Chiron & Castro também cunhou um novo gênero, Pseudoencyclia, que combina algumas espécies de Pollardia, Panarica e algumas das listadas em Prosthechea. Infelizmente, Pseudoencyclia foi publicada por Chiron, em novembro 2003, tornando-se o nome correto para Pollardia Withner & Harding, em função da prioridade de publicação. Chiron usa Epidendrum michuacanum como a espécie-tipo para este gênero que possui muitas características que outras espécies incluídas em Pseudoencyclia/Pollardia não possuem. Com o tempo, talvez E. michuacanum e alguns outras espécies possam ser segregadas deste grupo e o nome Pollardia possa ser tornar válido novamente.
Muitas destas espécies já fazem parte das coleções de muitas pessoas. Elas são plantas de crescimento relativamente fácil, floração rápida, resistentes a pragas e doenças. O fato de que a maioria destas espécies possuem floração relativamente durável e são freqüentemente perfumadas fazem delas atraentes para os entusiastas. Meu objetivo ao completar este livro era de criar uma compilação que ajudasse a identificar as plantas e espera-se que os cultivadores se sintam compelidos a colecionar e cultivar as espécies raras deste grupo.

Expressamente proibido qualquer tipo de uso, de qualquer material deste site (texto, fotos, imagens, lay-out e outros), sem a expressa
autorização de seus autores, sob pena de ação judicial. Qualquer solicitação ou informação pelo e-mail bo@sergioaraujo.com