OrquidaRIO




A rica floresta tropical úmida e decídua de Molcham na fronteira da Índia e Myanmar.

ON: Kishor, qual é a localização exata de sua região?
RK: Manipur fica a nordeste a Índia na fronteira com Myanmar. Situa-se entre 23.53oN e 25.41oN Latitude e 93.2oE e 94.47oE longitude.

ON: Qual a importância deste habitat no que diz respeito às conservação das espécies de orquídeas?
RK: O estado todo com uma área de 22.327 km² pode ser considerada como um habitat natural de diferentes espécies de orquídeas. Raras e ameçadas de extintção como Renanthera imschootiana e Vanda coerulea que crescem de maneira luxuriante em diferentes partes do estado. Assim a conservação do habitat destas raras e ameçadas espécies precisa ser considerada de prima importância.

ON: O que o senhor pode nos dizer sobre as condições climáticas e geográficas desta região em particular? Parece ser bem variada.
RK: Prevalece o clima variando de sub-tropical a sub-montana nos domínios desta pequena área geográfica com uma varição de altitude variando de 50 a 3000 m acima do mar. Monsoon (monção - vento sazonal) sopra por quase seis meses do ano. Consequentemente muitas orquídeas vegetam em Manipur. 

ON: Você falou que é uma zona de transição entre a regiões biogeográficas indiana e indo-malaia. Poderia nos falar sobre elas e sobre as diferenças que as duas apresentam?
RK: O nordeste da Índia é uma região montanhosa mountainous region running in north-south direction which marks its difference from the mighty Himalaya in the north-west and plains of Myanmar in the east. Gelogically speaking the structural and tectonic features of NE India i.e. the Indo-Myanmar (Burma) range have evolved as a result of interaction between the Indian and Myanmar
plates rather than the Indian and the Eurasian (China) plates. So, this region has a distinct character of its own.

ON: Quais são as atividades mais ameaçadoras para a conservação não somente das orquídeas mas também da flora e da fauna em geral?
RK: Cultivo Jhum (método de cultivo corte e queima do terreno para uso na agricultura até que a solo não apresente mais nenhuma fertilidade) é uma importante ocupação para as diferentes tribos que habitam as montanhas. Esta prática é a que mais ameaça esta região. Além disto, a expansão das cidades e vilas, áreas utilizadas para a agricultura, construção de grandes barragens para usinas hidroelétricas, madereiras ilegais etc. são as principais ameaças à sobrevivência dos habitats desta região.



Floresta degradada por cultivo Jhum em Manipur


ON: Quais são as condições das pesssoas que vivem nesta area? Eles estão conscientes da importância da preservação? A natureza representa seu meio de sobrevivência?
RK: Mais de 90% da área geográfica de Manipur é coberta por montanhas e a maior ocupação das tribos que habitam estas áreas é, como já disse, o cultivo Jhum. Elas são, em geral, muito pobres e isto torna difícil fazêlos mudar sua ocupação para a agricultura tradicional. Eles são muito pouco conscientes da importância da conservação do habitat e o que dizer utilização sustentável. Eles só sabem como explorar a rica fonte de suas florestas.




Pseudobulbos de Dendrobium medicinal
coletados ilegalmente, quer dizer contrabandeadas
da floresta em Manipur


ON: O nordeste da Índia é considerado como um paraíso das orquídeas. Por que? Quais são as condições que fazem este lugar tão especial? Qual é o tamanho desta região?
RK: O nordeste da Índia é um dos centros de origem das plantas floríferas, em consequência existe também uma rica diversidade de orquídeas. O nordeste da Índia possui mais de 850 espécies de orquídeas. Predominãncia da monção, variada condições climáticas e a diversidade de topografia são algumas das condições que a fazem o nordeste da ìndia um paraqíso da orquídeas. O tamanho desta região é de aproximadamente 183,813 km².


ON: Mais de 850 espécies é mesmo extratordinário. Quais são gêneros e espécies mais comuns? A maior parte é epífita ou terrestre?
RK: Bulbophyllum, Calanthe, Coelogyne, Cymbidium, Dendrobium, Eria, Habenaria, Liparis, Oberonia, etc. são as os mais importantes gêneros encontrados nesta região. Existem também as espécies raras e ameaçadas de extinção como a Renanthera imschootiana, Vanda coerulea, Cymbidium tigrinum, Paphiopedillum spp. A maior parte das orquídeas é epífita.

Paphiopedillum spiceranum de Manipur com rara floração dupla

Paphiopedillum hirsutissimum no habitat in Manipur

ON: Você menciona que, em Manipur, Orchidaceae é representada por 249 espécies distribuídas em 69 gêneros e que a região seria o corredor de transmigração da flora orchidacea entre a Índia e os outros países do sudeste asiático. O que está feito para a conservação desta região? O governo tem algum projeto especial?
RK: Eu devo dizer que o esforço de conservação é muito desprezível no nordeste da Índia comparado com o que tem sido feito no resto do mundo. Eu tenho feito micropropagação de espécies selecionadas para reintrodução em diferentes habitats. Entretanto, a conservação de habitat requer um grande desafio e não pode ser um esforço individual. Ainda como reprodutor eu venho sintetizando alguns híbridos envolvendo orquídeas raras e ameaçadas numa tentativa de conservar os genes potenciais no híbridos e, desta maneira, serem ser recuperados no futuro quando necessário. O governo já criou um orquidário para a preservação das orquídeas de Manipur, entretanto não existe ainda nenhum programa ou projeto especial para a conservação e para utilização sustentável de sua rica fonte de orquídeas.

 



 

D. jenkinsii meio queimado na floresta Molcham
Um tronco de árvore caída com plantas de
Eria acervata
em floresta de Molcham devastada pelo incêndio

Rajkumar Kishor
Institute of Bioresources and Sustainable Development
Takyelpat Institutional Area, Imphal-795001, Manipur, India
Phone: 91-385-2446121, 22
E-mail: rajkumarkishor@yahoo.com

Expressamente proibido qualquer tipo de uso, de qualquer material deste site (texto, fotos, imagens, lay-out e outros), sem a expressa
autorização de seus autores, sob pena de ação judicial. Qualquer solicitação ou informação pelo e-mail bo@sergioaraujo.com