C. intermedia
'Princesa Diana'

Um sistema de classificação de orquídeas deve ter critérios claros, bem definidos e de fácil entendimento, mesmo para iniciantes nessa arte. Nas exposições de Cattleya intermedia, é comum encontrarmos plantas classificadas erroneamente e pessoas com dificuldade de entendimento das diferenças entre as variedades. Esta proposta de classificação das variedades da Cattleya intermedia Graham ex Hooker, tem como base o Regulamento da FGO (Federação Gaúcha de Orquidófilos). O conceito "variedade" aqui aplicado não é o conceito botânico e sim horticultural, aceito há décadas por orquidófilos e colecionadores de orquídeas.
O objetivo é tornar fácil o entendimento da classificação das variedades, condição básica para que iniciantes entendam e tomem gosto pela arte de cultivar e colecionar a Cattleya intermedia. Desse modo algumas variedades, com diferenças sutis, foram agrupadas, como no caso das variedades "suave " e "lilasina" cuja diferença está apenas na tonalidade da cor rosa do labelo, tornando difícil, senão impossível diferenciar determinadas flores.

Na mesma linha, tentamos sistematizar as características que definem flores pelóricas e suas descendentes, outra fonte de intermináveis discussões. Além disso, não consideramos como variedade a simples mudança de cor de algumas variedades, como as orlatas vinicolores, as marginatas cerúleas, as flâmeas frezinas, etc..
Como a forma sempre tem predominância sobre o colorido, entendemos que essas flores devem se encaixar nas variedades de forma do colorido, ou seja, continuam sendo "orlatas", marginatas e flâmeas, independentemente do colorido.
Quanto às variedades de forma dupla como as flâmeas orlatas, aquiniis marginatas, etc., consideramos que devem ser classificadas pela forma da flor, a qual deve ter predominância sobre a forma do colorido, isto é, continuam sendo flâmeas, aquiniis, etc., independentemente do colorido e da forma do colorido.
Também colocamos um comentário, em cada variedade, tentando dar uma idéia do estado atual do melhoramento da variedade e orientando para maior ou menor exigência no julgamento.


C. intermedia 'Figueirinha II'
Labelo da C. intermedia




Categorias para a classificação da Cattleya intermedia

Cada categoria contém as variedades agrupadas por alguma característica comum, totalizando 26 variedades:

Categoria
Variedade
I - pela forma da flor pelórica, aquinii, flâmea, bergeriana
II - pela forma do colorido da flor albescens, puntata, maculata, orlata, marginata, multiforme, oculata, pseudo-tipo, striata, venosa
III - pelo colorido da flor tipo, bordô, cerúlea, fresina, lilasina, roxo-bispo, semi-alba, vinicolor, alba,concolor, rubra, sangüínea

As categorias I e II são variedades independentes do colorido da flor, podendo ter qualquer cor.
A categoria III é totalmente dependente do colorido da flor.
A forma da flor tem predominância sobre a forma do colorido que por sua vez tem predominância sobre o colorido. Por exemplo: flor "flâmea orlata vinicolor" pertence à variedade "flâmea".
Quando houver dupla forma do colorido, como por exemplo, puntata orlata, a forma de colorido das pétalas e sépalas deve ter predominância sobre a forma de colorido do labelo.


Categoria I - variedades classificadas pela forma da flor

São as plantas com alterações na morfologia da flor, aquelas que fogem da estrutura da flor tipo com três sépalas, duas pétalas e um labelo nas formas normais. Essas variedades derivam da flor trilabelóide onde as pétalas normais são substituídas por outras na forma de labelo aberto (fenômeno semelhante ocorre com a substituição do labelo por uma pétala gerando as chamadas tripetalóides, mais raras nas Cattleyas bifoliadas). Com a transformação das pétalas em labelos abertos, essas tendem a imitar o mesmo tanto em forma quanto em colorido e posição na flor. Com a diminuição da influência do labelo nas pétalas, através de cruzamentos com flores tipo, por exemplo, formaram-se as outras variedades que nada mais são do que trilabelóides com dominância decrescente do labelo. Tecnicamente são formas de flores diferentes, mas vamos chamar de variedades para simplificação do assunto.
Todas essas variedades são independentes do colorido. O que as caracteriza é a forma. Assim, esta categoria inclui do grau mais forte de dominância do labelo, para o mais fraco, as variedades: pelórica, aquinii, flâmea, bergeriana.

1) pelórica - pétalas, sépalas e lobos laterais do labelo de qualquer cor. Caracteriza-se pela convexidade das pétalas em maior grau e um estrangulamento no terço terminal das mesmas com nítida separação (corte) dos lobos laterais e frontal, imitando fortemente a forma do labelo. Inclui as verdadeiras pelóricas, ou seja, aquelas flores que têm simetria radial. Poucas plantas entram nessa categoria e ela inclui as "trilabelos" e as "tripétalas" de qualquer colorido.


C. intermedia var. pelórica
C. intermedia var. pelórica cerúlea

 

2) aquinii - pétalas, sépalas e lobos laterais do labelo de qualquer cor. Caracteriza-se por ter pétalas largas com convexidade em menor grau que as "pelóricas" e um estrangulamento no terço terminal das mesmas, as quais apresentam, em suas extremidades, duas grandes máculas (exceto no caso das albas e concolores), imitando o labelo. Nesta categoria, entram a "Aquinii 1", que originou essa variedade e todas as plantas semelhantes à ela como as aquiniis albas, aquiniis cerúleas, aquiniis vinicolores, aquiniis concolores, aquiniis frezinas, etc.


C. intermedia var. aquinii 'Aquinii 1'
C. intermedia var. aquinii 'Otto'
C. intermedia var. aquinii concolor

C. intermedia var. aquinii alba C. intermedia var. aquinii cerúlea C. intermedia var. aquinii vinicolor

Nota para julgamento: as sépalas devem ser largas, planas e igualmente espaçadas. As pétalas devem ser largas, arredondadas, com estrangulamento e convexidade semelhantes à "Aquinii 1". O labelo dever ser tubular com lobo frontal plano. As cores devem ser firmes.

3) flamea - caracteriza-se pela intensificação do colorido no terço superior das pétalas formando o típico flameado, além de um estrangulamento, em qualquer grau, nesse mesmo terço superior. O labelo possui lobo frontal na mesma cor ou mais intensa. Nesta categoria, entram todas as flâmeas, independentemente do colorido.

C. intermedia var. flamea
C. intermedia var. flamea 'Genésio'


Nota para julgamento: as sépalas devem ser largas, planas e igualmente espaçadas. As pétalas devem ser planas e arredondadas com cores firmes. O labelo dever ser tubular com lobo frontal plano

4) bergeriana - pétalas alargadas com pequeno estrangulamento no terço superior das pétalas podendo ou não ter pequenas manchas coloridas. Sépalas normais. Esse seria o último estágio antes da pétala larga sem vestígios da "pelória", aquela flor arredondada que os hibridadores perseguem nos cruzamentos. Esta variedade inclui todas as flores no estágio intermediário entre "flâmea" e as pétalas largas, independente de colorido ou da forma do colorido e que hoje não se encaixam corretamente em nenhuma variedade. Deve ser bem distinta das "flâmeas" e das pétalas largas sem marcas ou coloridos. Hoje estas flores são classificadas como "peloriadas", com mácula e sem mácula.

C. intermedia var. bergeriana alba
C. intermedia var. bergeriana concolor
C. intermedia var. bergeriana vinicolor 'Cervejinha'

C. intermedia var. bergeriana tipo
C. intermedia var. bergeriana cerúlea
C. intermedia var. bergeriana tipo

Nota para julgamento: as sépalas devem ser largas, planas e igualmente espaçadas. O labelo deve ser tubular com lobo frontal plano. As pétalas devem ser planas e arredondadas com leve convexidade e marcas suaves de estrangulamento, podendo apresentar pequenas manchas ou estrias coloridas. Deve ser bem distinta da variedade "flâmea" mas deve lembrar sua origem.



Categoria II - variedades classificadas pela forma do colorido da flor

São aquelas flores em que o colorido forma desenhos na flor, independente do colorido, ou seja, as flores podem ter qualquer cor, o que define a variedade é a forma do colorido e não a cor propriamente dita. São elas albescens, puntata, maculata, orlata, marginata, multiforme, oculata, pseudo-tipo, striata, venosa.
As variedades de forma de colorido das pétalas e sépalas tem predominância sobre as variedades de forma de colorido do labelo. Por exemplo: flor striata e orlata pertence à variedade "striata". Flor pintada e marginata pertence à variedade "puntata". Ou seja, "puntatas", "maculatas", "striatas" e "venosas" tem predominância sobre "orlatas", "marginatas", "multiformes", "oculatas" e "pseudo-tipos".

1) albescens - pétalas, sépalas e labelo brancos, com pequenas pintas de outro matiz, e/ou tendo a coluna rosada.
É como uma alba pintalgada, fazendo um belo efeito visual. Raríssimas plantas boas nessa variedade. Atualmente estão surgindo alguns clones melhores. Durante anos a 'albescens do Stumpf' foi a melhor albescens existente. Tecnicamente é uma "alba" com pintas, apesar de algumas apresentarem leve sopro rosado.

C. intermedia var. albescens 'Relíquia 1'
C. intermedia var. albescens 'Stumpf' (tetraplóide)

Nota para julgamento: as sépalas devem ser largas, planas e igualmente espaçadas. As pétalas devem ser planas e as mais largas possíveis. O labelo deve ser tubular com lobo frontal plano. O colorido deve ser branco homogêneo em toda a flor e as pintas devem ser bem nítidas e bem distribuídas podendo ser de qualquer cor.


2) punctata
- pétalas e sépalas visivelmente salpicadas de pontos bem pronunciados (pintada). Labelo com lobo frontal de cor mais escura. Variedade com boas plantas conseguidas por cruzamentos. São muito atraentes devido às pintas. Tecnicamente pode ter qualquer cor, como essa "puntata cerúlea" abaixo:

C. intermedia var. punctata 'CG'
C. intermedia var. punctata 'Deschamps'
C. intermedia var punctata

Nota para julgamento: as sépalas devem ser largas, planas e igualmente espaçadas. As pétalas devem ser planas e arredondadas. O labelo deve ser tubular com lobo frontal plano e colorido mais forte do que o resto da flor. As pintas devem ser bem nítidas e bem distribuídas, podendo ser de qualquer cor.


3) maculata
- caracteriza-se pelas máculas espalhadas nas pétalas e/ou sépalas.
É uma variedade quase artificial, quase todas as plantas colocadas nessa variedade, na verdade, são plantas infectadas com vírus (vírus do mosaico), como essa da foto, que causa o aparecimento de máculas coloridas na flor ("color break"). Algumas puntatas, às vezes, florescem com pintas aglomeradas e se transformam em maculatas.

C. intermedia var. maculata

Nota para julgamento: as sépalas devem ser largas, planas e igualmente espaçadas. As pétalas devem ser planas e as mais largas possíveis. O labelo deve ser tubular com lobo frontal plano e colorido mais forte do que o resto da flor. As máculas devem ser bem nítidas e bem distribuídas, podendo ser de qualquer cor. Atenção especial deve ser dada às plantas viróticas que não devem ser expostas nem julgadas.


4) orlata
- caracteriza-se pela acentuada coloração nas bordas frontais dos lobos laterais.
Variedade belíssima, pois apresenta labelo maior e muito colorido, corrigindo uma deficiência do labelo da C. intermedia que normalmente é pequeno e desproporcional à flor.

C. intermedia var. orlata 'CG'
C. intermedia var. orlata 'Vini'

Nota para julgamento: as sépalas devem ser largas, planas e igualmente espaçadas. As pétalas devem ser planas, largas e arredondadas. O labelo deve ser tubular com lobo frontal plano e colorido mais forte do que o resto da flor. A parte frontal dos lobos laterais (orlas) deve ter colorido acentuado, igual ao lobo frontal formando uma faixa larga e bem nítida.


5) marginata - caracteriza-se pela propagação do colorido do lobo frontal pelas margens dos lobos laterais, com estas margens voltadas para fora, deixando a coluna, ou parte da mesma descoberta.
Variedade belíssima, de grande impacto visual! Ainda com poucas plantas de qualidade superior (pétalas largas e proporcionais.) Assim como as orlatas, o labelo grande dá equilíbrio às flores.

   C. intermedia var. marginata 'Coelho'
C. intermedia var. marginata 'Ingo'

Nota para julgamento: as sépalas devem ser largas, planas e igualmente espaçadas. As pétalas devem ser planas, largas e arredondadas. O labelo deve ter lobo frontal plano e colorido mais forte do que o resto da flor, podendo ter abertura mostrando a coluna. As margens dos lobos laterais devem ter colorido acentuado, igual ao lobo frontal formando uma faixa larga e bem nítida.


6) multiforme
- caracteriza-se por possuir desenhos variados no lobo frontal do labelo, não se encaixando em nenhuma outra categoria.
Variedade bastante difundida com os novos cruzamentos e com bons exemplares.

C. intermedia var. multiforme 'Extra'

Nota para julgamento: as sépalas devem ser largas, planas e igualmente espaçadas. As pétalas devem ser planas, largas e arredondadas. O labelo deve ser tubular com lobo frontal plano e apresentando desenhos variados em qualquer colorido.


7) oculata - caracteriza-se por apresentar no lobo frontal do labelo, duas manchas simétricas, bem separadas, como se fossem dois olhos.
Outra variedade pobre em exemplares e quase todos de forma ruim. Os dois olhos devem ser bem parecidos e simétricos. Manchas variadas no labelo caracterizam outra variedade, a multiforme.

C. intermedia var. oculata 'Nestor'

Nota para julgamento: as sépalas devem ser largas, planas e igualmente espaçadas. As pétalas devem ser planas e as mais largas possíveis. O labelo deve ser tubular com lobo frontal plano e com as duas manchas simétricas de qualquer colorido.


8) pseudo-tipo - caracteriza-se por ter o lobo frontal com duas nuanças de colorido, separados por uma linha horizontal. A parte de baixo é de colorido mais escuro.
Variedade com poucas plantas disponíveis. A mais famosa foi a 'pseudo-tipo do Kurt'.

C. intermedia var. pseudo-tipo

Nota para julgamento: as sépalas devem ser largas, planas e igualmente espaçadas. As pétalas devem ser planas e as mais largas possíveis. O labelo deve ser tubular com lobo frontal plano com duas cores.


9) striata - caracteriza-se pelas estrias nítidas ao longo das pétalas e/ou sépalas. (as "estrias" parecem estar pintadas por fora dos segmentos florais)
Variedade rara. As primeiras plantas encontradas eram de sépalas muito estreitas. Através de cruzamentos plantas de melhor forma técnica foram criadas.

C. intermedia var. striata 'Iwasita'

Nota para julgamento: as sépalas devem ser largas, planas e igualmente espaçadas. As pétalas devem ser planas e as mais largas possíveis. As estrias podem aparecer nas pétalas, nas sépalas ou em ambas O labelo deve ser tubular com lobo frontal plano.


10) venosa - caracteriza-se pelas veias nítidas que apresenta na textura interna dos segmentos florais (as "veias" parecem estar por dentro dos segmentos florais).
Variedade raríssima. Quase todas descendem da venosa 'Heitor', planta de mato. Os cruzamentos feitos com ela, infelizmente, não melhoraram essa variedade.

C. intermedia var. venosa

Nota para julgamento: as sépalas devem ser largas, planas e igualmente espaçadas. As pétalas devem ser planas e as mais largas possíveis. As veias devem ser bem nítidas nas pétalas e sépalas. O labelo deve ser tubular com lobo frontal plano.

 

Categoria III - variedades classificadas pelo colorido da flor

Essa categoria engloba as flores que dependem totalmente do colorido para a sua classificação. Inclui as flores que tem forma semelhante à flor tipo, ou seja, labelo com lobo frontal de cor diferenciada das pétalas e sépalas e também aquelas em que o colorido é homogêneo em toda a flor, como as albas. São elas: tipo, bordô (bordeaux), cerúlea, fresina, lilasina, roxo-bispo, semi-alba, vinicolor, alba, concolor, rubra, sangüínea.

1) tipo
- pétalas e sépalas na cor rosa claro ou escuro. Labelo com lobo frontal na tonalidade purpúrea. Essa é a mais comum das variedades, pois representa o tipo dominante e que mais existe na natureza. Hoje existem flores tipo grandes e redondas, originárias de flores de pétalas largas coletadas no passado, como a 'Pintada do Tenente', 'Figueirinha' e outras produzidas por cruzamentos, como a 'Quantum', a 'Milionária' e tantas outras.

C. intermedia tipo 'Quantum'
C. intermedia tipo 'Boa Vista'
C. intermedia tipo 'Milionária'

Nota para julgamento: as sépalas devem ser largas, planas e igualmente espaçadas. As pétalas devem ser planas e arredondadas. O labelo dever ser tubular com lobo frontal plano e colorido púrpura.


2) bordô - pétalas e sépalas brancas ou cor de rosa. Labelo com lobo frontal na tonalidade bordô. Essa é uma variedade muito rara, cujo labelo tem a cor púrpura extremamente escura, semelhante ao vinho da variedade "Bordeaux".
Nota para julgamento: as sépalas devem ser largas, planas e igualmente espaçadas. As pétalas devem ser planas e arredondadas. O labelo dever ser tubular com lobo frontal plano e com colorido bem escuro e saturado.

C. intermedia var. bordô



3) cerúlea - pétalas e sépalas na cor lilás azulado. Labelo com lobo frontal na cor azulada, variando entre o roxo-violeta e o azul da cor do céu.
Essa é uma variedade bastante confusa, pois o azulado do labelo costuma ter muita variação da tonalidade e da saturação do azul, o que originou as variedades roxo-violeta, ametistina e cerúlea. Do mesmo modo as "cerulensis" (flor toda azulada com labelo mais forte), foram englobadas nessa categoria. Assim, estamos propondo fundir essas quatro variedades numa só, a "cerúlea", aceita mundialmente como referência para plantas azuladas. A distinção entre as diversas tonalidades de azul é difícil, depende da iluminação ambiente e da percepção visual individual, que varia entre as pessoas. (Ainda na linha da simplificação propomos utilizar o nome aportuguezado "cerúlea" no lugar de "caerulea" ou "coerulea", nomes esses sem consenso na utilização.)

C. intermedia var. cerúlea 'OS1'
C. intermedia var. cerúlea 'Otto'

Nota para julgamento: as sépalas devem ser largas, planas e igualmente espaçadas. As pétalas devem ser planas e arredondadas. O labelo deve ser tubular com lobo frontal plano e com colorido podendo variar de azul claro a azul escuro.


4) frezina
– pétalas e sépalas na cor branca ou cor de vinho desbotado. Labelo com lobo frontal na cor fresi (vinho rosé.)
Essa variedade é derivada da variedade "vinicolor" ou "vinho" sendo mais conhecida no meio gaúcho. Ainda não possui exemplares de boa qualidade.


C. intermedia var. fresina

Nota para julgamento: as sépalas devem ser largas, planas e igualmente espaçadas. As pétalas devem ser planas e arredondadas. O labelo dever ser tubular com lobo frontal plano e com colorido desbotado, típico da variedade.


5) lilasina - pétalas e sépalas brancas ou levemente coloridas. Labelo com lobo frontal lilás claro.
Essa variedade difere da "suave" apenas pela tonalidade do rosa, ficando muito difícil separá-las em muitos casos. Assim, propomos apenas essa variedade, que engloba todas as tonalidades do rosa claro do labelo (inclui as variedades "suave" e "suavíssima".)

C. intermedia var. lilasina 'Kurt'
C. intermedia var. lilasina 'Kurt'

Nota para julgamento: as sépalas devem ser largas, planas e igualmente espaçadas. As pétalas devem ser planas e arredondadas. O labelo dever ser tubular com lobo frontal plano. O colorido pode variar do rosa claro até o rosa suave, quase imperceptível.


6) roxo-bispo
- pétalas e sépalas brancas. Lobo frontal do labelo com colorido característico roxo-bispo (colorido típico dos Cardeais da Igreja Católica).
Outra variedade bastante rara e difícil de ser distinguida pelo leigo. A cor é a mesma da variedade roxo-bispo da Laelia purpurata.

C. intermedia var. roxo-bispo

Nota para julgamento: as sépalas devem ser largas, planas e igualmente espaçadas. As pétalas devem ser planas e arredondadas. O labelo deve ser tubular com lobo frontal plano e com colorido roxo-bispo típico.


7) semi- alba - pétalas e sépalas brancas. Labelo com lobo frontal purpúreo claro ou escuro.
Variedade muito rara. Poucas plantas ficam realmente semi-albas se abrirem as flores em local iluminado. Muitas tendem a ficar levemente rosadas. Poucas semi-albas legítimas possuem forma boa. O colorido do labelo deve ser púrpura. Outro colorido define outra variedade.

C. intermedia var. semi-alba

Nota para julgamento: as sépalas devem ser largas, planas e igualmente espaçadas. As pétalas devem ser planas e as mais largas possíveis. O labelo deve ser tubular com lobo frontal plano e com colorido púrpura típico da espécie.


8) vinicolor
- pétalas e sépalas brancas ou coloridas. Lobo frontal apresenta o colorido vinho tinto.
Esse é um colorido bastante comum em muitas variedades como aquinii, flâmea, orlata, etc., entretanto, possui poucos exemplares de alta qualidade, mas seu colorido é belíssimo.


C. intermedia var. vinicolor

Nota para julgamento: as sépalas devem ser largas, planas e igualmente espaçadas. As pétalas devem ser planas e as mais largas possíveis. O labelo deve ser tubular com lobo frontal plano e com colorido vinho tinto forte.


9) alba
- pétalas, sépalas e labelo branco puro homogêneo em toda a flor, podendo apresentar, na fauce (garganta), a tonalidade amarela ou creme.Apesar de bastante comum hoje em dia, essa variedade quase não possui plantas de qualidade, talvez pela pouca quantidade de plantas coletadas e pela forma pobre das plantas de mato.

C. intermedia var. alba 'CG2'
C. intermedia var. alba 'Carlos Gomes'

Nota para julgamento: as sépalas devem ser largas, planas e igualmente espaçadas. As pétalas devem ser planas e as mais largas possíveis. O labelo deve ser tubular com lobo frontal plano. O colorido deve ser branco homogêneo em toda a flor sem nuanças de coloridos diferentes, exceto na fauce que pode ter colorido amarelado ou creme.

10) concolor - pétalas, sépalas e labelo rosa claro ou escuro homogêneo em toda a flor, podendo apresentar na fauce, coloração mais clara.
Variedade bastante rara antigamente, restringindo-se à concolor 'Maria Faceira', tornou-se comum com os cruzamentos e hoje apresenta flores de alta qualidade.


C. intermedia var. concolor

Nota para julgamento: as sépalas devem ser largas, planas e igualmente espaçadas. As pétalas devem ser planas e as mais largas possíveis. O labelo deve ser tubular com lobo frontal plano. O colorido pode variar do rosa claro ao rosa escuro, mas deve ser homogêneo em toda a flor, exceto na fauce que pode ter colorido amarelado ou creme.

11) rubra - pétalas, sépalas e tubo do labelo com colorido vermelho rubro e homogêneo em toda a flor. Labelo com lobo frontal purpúreo escuro, podendo apresentar na fauce (garganta) uma tonalidade mais clara.
Variedade bastante rara e muito confundida com a variedade sangüínea. A maioria das plantas é de baixa qualidade, com pétalas e sépalas estreitas, com raras exceções.

 

C. intermedia var. rubra (fauce mais clara)

Nota para julgamento: as sépalas devem ser largas, planas e igualmente espaçadas. As pétalas devem ser planas e as mais largas possíveis. O labelo deve ser tubular com lobo frontal plano. O colorido deve ser púrpura homogêneo admitindo-se pequenas nuanças de coloridos diferentes, principalmente na fauce.


12) sangüínea - pétalas, sépalas e tubo do labelo com colorido vermelho sangüíneo brilhante e homogêneo em toda a flor. Labelo com lobo frontal purpúreo escuro.
Variedade também bastante rara e muito confundida com a variedade rubra. A maioria das plantas é de baixa qualidade, com pétalas e sépalas muito estreitas. Possui, entretanto, colorido belíssimo!

 

C. intermedia var. sangüínea 'Berger'

Nota para julgamento: as sépalas devem ser largas, planas e igualmente espaçadas. As pétalas devem ser planas e as mais largas possíveis. O labelo deve ser tubular com lobo frontal plano. O colorido deve ser púrpura escuro homogêneo em toda a flor sem nuanças de coloridos diferentes.


Bibliografia:
-Fowlie, J. A. The Brasilian Bifoliate Cattleyas and Their Color Varieties. Azul Quinta Press. USA. 1977.
-Lacerda, Kleber et. al. Brasilian Orchids. Sodo Publishing. Japan. 1995.
-Miura, Jiro. Cattleya intermedia. Japan.


Expressamente proibido qualquer tipo de uso, de qualquer material deste site (texto, fotos, imagens, lay-out e outros), sem a expressa autorização de seus autores, sob pena de ação judicial. Qualquer solicitação ou informação pelo e-mail bo@sergioaraujo.com


 F