Tentando diferenciar uma flor de outra, foram definidos critérios que tentam refletir o gosto comum para as flores de cada espécie. As flores da espécies do gênero Cattleya não têm, na natureza, formas arredondadas e as primeiras seleções eram feitas pela forma e colorido da flor. Através de cruzamentos entre plantas com flores de formas quase perfeitas foram obtidas plantas bastante arredondadas e, consequente, passou-se a comparar especimens nativos com aqueles entre outros. Como consequência, a seleção mudou seu objeto e logo as flores sem forma arredondada perderam valor, a despeito de terem coloridos vistosos e às vezes até mesmo raros. Um dos desafios atuais da orquidofilia é justamente conseguir flores de forma técnica excelente e ao mesmo tempo preservar os antigos clones.
Este julgamento é proposto de acordo com as regras a AOS (American Orchid Society) onde a flor é, teoricamente, comparada com um padrão ideal de cada espécie. Este padrão é aperfeiçoado a cada julgamento, pois as flores classificadas são medidas e fotografadas e passam a fazer parte do acervo de dados à disposição dos juízes. Assim, de posse de uma tabela de pontuação para cada gênero (Cattleya por ex.), a partir do seu conhecimento, de sua a própria experiência e o histórico das premiações, os juízes podem julgar e dar notas às plantas. Quanto mais informações e conhecimento sobre a espécie estiverem disponíveis, melhor será o julgamento. Caso os juízes conheçam poucas plantas da espécie em julgamento e poucas plantas dessa espécie tiverem sido premiadas, o resultado poderá ser ruim, pois o “padrão” ainda será imperfeito. Com o tempo e o aumento de plantas julgadas, o padrão será aperfeiçoado. Os juízes deverão ser treinados com métodos padronizados e, de preferência, deverão ser bons conhecedores da espécie em julgamento. Juízes com conhecimento superficial de determinada espécie, tendem a supervalorizar as plantas analisadas. Por isso, vemos espécies brasileiras de forma comum ser premiadas no exterior, apesar da AOS exigir muitos anos de treinamento para formar um juiz.

Cattleya intermedia de excelente forma


Como regra para se iniciar uma análise, sugerimos que se compare a flor em análise com uma flor padrão da C. intermedia. Essa deve receber 50% dos pontos possíveis ou 50 pontos. Assim pode-se acrescentar ou retirar pontos partindo-se desse referencial.

C. intermedia padrão


A tabela de pontuação da AOS para Cattleyas, que propomos para uso, estipula 100 pontos como máximo para uma flor, divididos em três partes:

Tabela da AOS

FORMA DA FLOR
PONTOS
Forma geral
15
Sépalas
5
Pétalas
5
Labelo
5
Total de pontos
30

COR DA FLOR
PONTOS
Geral
15
Sépalas e pétalas
7
Labelo
8
Total de pontos
30

OUTRAS CARACTERÍSTICAS
PONTOS
Tamanho da flor
10
Substância e textura
20
Haste floral
10
Total de pontos
40


Analise restrita à forma da flor - enquadramento no modelo ideal

  • a harmonia da flor como um todo, isto é, se seus segmentos florais são proporcionais, se encaixando num círculo imaginário formando um conjunto harmonioso, sem um ou outro segmento se destacando dos demais;
  • se a flor é cheia, isto é, sem aberturas ou “janelas” entre os segmentos;
  • se as pétalas estão quase no mesmo plano que as sépalas, isto é, se a flor possui boa armação;
  • se as sépalas têm espaçamento ideal formando um triângulo com os três lados iguais;
  • se as pétalas e o labelo têm espaçamento ideal formando um triângulo invertido, com os três lados iguais;
  • se as sépalas são largas, lisas e com as pontas arredondadas;
  • se as pétalas são largas, lisas e com as pontas arredondadas;
  • se o labelo é tubular com o lobo frontal largo, liso e com tamanho proporcional às pétalas.


Analise restrita à cor da flor - observando se é típica da variedade em julgamento

  • se a cor geral corresponde ao ideal para aquela variedade, não deixando dúvidas sobre a mesma. A cor geral deve ser firme e característica da variedade;
  • se as sépalas e pétalas têm cor bem definida e saturada, observando-se as peculiaridades de cada variedade;
  • se o labelo possui cor típica da variedade com colorido mais intenso. A cor deve ser saturada exceto no caso de variedades de cores suaves.


Analise restrita ao tamanho, substância, textura e haste floral

  • Se a flor tem tamanho adequado para a espécie, recebendo mais pontos para tamanhos acima do normal (sugestão: tamanho de 8cm = 4 pontos, aumentando-se 2 pontos por cm);
  • Se a flor tem substância adequada (*);
  • se a flor tem textura típica (**);
  • se a haste floral é suficientemente longa e ereta para uma boa apresentação, sem amontoamento das flores;
  • se o número de flores é típico da espécie. A C. intermedia floresce facilmente com 3 ou 4 flores, chegando em alguns clones até 9 flores por haste floral (sugestão: 3 flores bem apresentadas = 6 pontos, aumentando-se 2 pontos por flor).
Observação:
(*) Substância é a espessura dos segmentos florais. É uma das características mais importantes da flor, pois é ela que dá armação. Flores sem substância apresentam segmentos florais caídos e não devem ser julgadas. A substância pode ser, entre outras: leve ou fina, média ou boa, firme, dura, pesada ou excepcional. A C. intermedia padrão tem boa substância, possuindo segmentos florais firmes.

(**) Textura é a interpretação visual das características da superfície dos segmentos florais e, entre outras, pode ser: fosca, aveludada, sedosa, brilhante, cintilante, faiscante, cristalina, aveludada ou cerosa.) Os melhores clones têm textura cerosa (parecem ser feitos de cera)

Somando-se os pontos obtidos podemos verificar se a planta é passível de premiação ou não:

SOMA DE PONTOS
PREMIAÇÃO
De 0 a 74 pontos
sem premiação
De 75 a 79 pontos
medalha de bronze
De 80 a 89 pontos
medalha de prata
De 90 a 100 pontos
medalha de ouro


Roteiro para julgamento das plantas
Responsável
Escolha de, pelo menos, 3 juízes e um secretário Sociedade ou Federação
Separação das plantas para julgamento Juízes
Definição da variedade de cada planta Juízes
Pesquisa, nos arquivos da FCO em CD-ROM, por plantas premiadas da mesma variedade a ser julgada Secretário
Selecionar a melhor flor de cada planta, analisar e medir Juízes
Anotar os resultados Secretário
Comparar, usando os arquivos em CD-ROM, com outras plantas premiadas, da mesma variedade Juízes
Dar notas para cada quesito com comentário utilizando planilhas padrão Juízes
Fazer a média das notas e verificar se alcançou premiação Secretário
Em caso positivo fotografar a flor nas posições de frente e perfil Juízes
Arquivar todos os dados anotados e preencher diploma de premiação Secretário

C. intermedia var. punctata 'Deschamps'

Expressamente proibido qualquer tipo de uso, de qualquer material deste site (texto, fotos, imagens, lay-out e outros), sem a expressa autorização de seus autores, sob pena de ação judicial. Qualquer solicitação ou informação pelo e-mail bo@sergioaraujo.com


 F