Boletim CAOB 83



Cattleya granulosa Lindley (Botanical Register, Vol. XXVIII t.1, 1842) é nativa do nordeste brasileiro e encontrada nos Estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas.
Seus habitats ao longo dos anos estão sendo dizimados pelo desmatamento para plantio da cana de acúçar e de outras atividades agricolas, alem da explosão demográfica na orla litorânea cuja ocupação desordenada nas dunas ao longo de paradisíacas praias para construção de condomínios habitacionais, tem erradicado as populacões da espécie.
As florações da Cattleya granulosa variam de setembro a dezembro abrangendo assim a primavera e o início do verão brasileiros.

Variedade
As flores desta variedade exibem sepalas e petalas amarelo-esverdeadas e pintalgadas de vermelho. O labelo branco apresenta mancha rosea quase imperceptível circundando o lobo central e com forte amarelo no istmo desse labelo.
A planta foi coletada na divisa de Cabo Santo Agostinho e Escada, na zona da mata, sul de Pernambuco.
Florida em dezembro nos anos de 2008 e 2009 na colecao de Jaime Veiga Filho, em Changrande-PE, ao qual a variedade foi dedicada.
O objetivo da publicação é o de registrar o aparecimento desse especime de rara ocorrência no universo populacional da espécie e tratada como variedade nova, preservando-a para as novas gerações,visto que, seu habitat muito cedo desaparecerá'.

Diagnosis
Cattleya granulosa
var. jaimeana L.C.Menezes var. nov.

Flores hujus varietatis differunt a floribus typicis speciei colore tantum.Sepalis et petalis flavescentibus vel purpureo-maculatis cum labello albo vel dilute roseo.

Legit L.C.Menezes
Holotypus: UB - 106


Bibliografia:
Withner, C.L., 1995. The Cattleyas and Their Relatives. The Cattleyas, Vol. I. Timber Press, Portland.
Flowlie, J.A., 1977.The Brazilian Bifoliate Cattleyas and Their Color Varieties.Azul Quinta Press, California.


Agradecimentos
George Carr - Pesquisador - U.S.A
Jaime Veiga Filho - Orquidófilo de Pernambuco
Odilon Cunha - Orquidófilo de Pernambuco