ILUSTRADORES BOTÂNICOS CONTEMPORÂNEOS NO BRASIL

 

 

 

MARIA CECÍLIA TOMASI

Maria Cecília Tomasi é natural de Bauru, SP. Foi ilustradora no Instituto de Botânica/Jardim Botânico de São Paulo por 30 anos (1981 a 2012), aonde realizou ilustrações de caráter científico, para documentação e divulgação de pesquisas botânicas; ministrou cursos e orientou estágios sobre as técnicas de ilustração botânica. Atuou também como curadora do acervo de ilustrações, desenhos e pinturas do Instituto. Em 1993 recebeu bolsa de estudos artísticos pela Fundação Botânica Margaret Mee, para aperfeiçoamento em aquarela botânica com a Prof. Christabel King no Royal Botanic Gardens, Kew, em Londres. Atualmente ministra cursos de aquarela botânica em seu ateliê, no Jardim Botânico de São Paulo e na Escola de Botânica em São Paulo, SP.
Participou de exposições no Brasil e no exterior como:  6th International Exhibition of Botanical Art & Illustration, no Hunt Institute, Pittisburgh, USA (1988); The Society of Botanical Artists, Westminster Gallery, Londres (1994); Botânica em Aquarela e o legado de Margaret Mee,no Espaço Cultural Banespa-Paulista, São Paulo (1997); Botanical Art into the Third Millennium, Pisa, Itália (2013); Mata Atlântica - Arte e Ciência, Escola de Botânica Tropical, Rio de Janeiro, (2013); Global Network of Watercolor Painters, no Hongqiao Contemporary Art Museum, em Shanghai, China (2014); Mata Atlântica – Ciência e Arte, no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, (2016) e Worldwide Botanical Art Exhibition, Curitiba, Paraná (2018)
Ilustrou muitos livros e recebeu alguns prêmios como: Certificado do Mérito Botânico pela The Society of Botanical Artists inglesa. (1994); Menção honrosa pela Sociedade Brasileira de Bromélias (1995); Melhor ilustração de livro de culinária pela Gourmand World Cookbook Awards (2004 e 2007).

Contato:
E-mail: ceciliatomasi@gmail.com
Instagram: artebotanica.ceciliatomasi


Encyclia glumacea

 

 

 

 

 

 

 

FÁTIMA ZAGONEL

Nascida em Canoinhas/SC em 1954, teve sua formação básica e secundária em Curitiba/PR.
Em 1976 graduou-se em Letras Português/Inglês pela PUC-PR e em 1993 pós graduou-se em Marketing/Publicidade e Propaganda pela FAE-PR.
Trabalhou como Artista Gráfica por 20 anos antes de se interessar pela ilustração científica.
Em1998 fez um curso de iniciação à Ilustração Botânica com Diana Carneiro no Museu Botânico Municipal no Jardim Botânico de Curitiba.
Em 1999 recebeu a Bolsa Artística da Fundação Botânica Margaret Mee/RJ, especializando-se por seis meses no Royal Botanic GardensKew em Londres, sob a orientação de Christabel King.       
Hoje se dedica principalmente à ilustração científica, sem deixar de lado o seu aspecto comercial.
É sócia fundadora e docente do Centro de Ilustração Botânica do Paraná.
Associada da ASBA – American Society for Botanical Artists desde 2010, participou de exposições e ministrou curso promovidos por esta associação.

Suas obras fazem parte de renomadas coleções de Arte Botânica, como Royal Botanic Gardens – Kew – Londres/RU, Shirley Sherwood Collection – Londres/RU, Hunt Institute for Botanical Documentation – Pittsburgh/EUA e New York State Museum/Focus on Nature – Albany/USA.

Contato:
www.fatimazagonel.com.br


                                                                                         Cattleya schilleriana


KLEI SOUSA

Formado em biologia. Iniciou sua caminhada na ilustração ao fazer um curso rápido de Ilustração Botânica no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, onde teve perspectivas ampliadas e gostou das práticas aprendidas. Em seguida fez aperfeiçoamento sob supervisão de Maria Cecília Tomasi, ilustradora do Instituto de Botânica de São Paulo. Após alguns anos de estágio no Instituto de Botânica de São Paulo, começou a trabalhar como ilustrador autônomo. Atualmente segue atuando como ilustrador científico freelancer, com clientes pesquisadores em todo Brasil. Participou de algumas exposições nacionais e internacionais e também foi premiado em alguns concursos, como o Concurso de Ilustração Botânica da Fundação Margaret Mee (Brasil), o Margaret Flockton Award (Austrália) e o Concurso Ilustraciones Botánica, X Congresso Latinoamericano de Botánica (Chile). Em 2013, participou do programa "Illustration botanique en résidence", Lautaret Alpine Botanical Garden, l’Université Joseph Fourier (UJF), Grenoble, France.
Há poucos anos começou o projeto “Desenhadô de plantas” onde produz objetos cotidianos usando o arquivo gigantesco de ilustrações produzidas ao longo desses 15 anos. A ideia é levar a ilustração científica botânica, uma arte tão antiga, para além dos muros da ciência, através de objetos mais acessíveis, em forma de reproduções enquadradas, bandeiras, azulejos, canecas, entre outros.

Contato:
E-mail: klei.botanicarte.nanquim.atoa@gmail.com
facebook: @kleicomk
instagram: @klei_artebotanica

 

 


 

 

LIRIS FUJIMORI

Natural de Ourinhos, São Paulo, 1964.
Teve sua formação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 1989.
Atuou nos escritórios de arquitetura e fez carreira no mercado imobiliário atuando nas construtoras e incorporadoras da cidade de São Paulo. Fundou a empresa de consultoria em licenciamento Aprova São Paulo, 2021.
Desde a infância, gostava de orquídeas, paixão herdada das duas avós.
Gostava de desenho e aquarela, incentivada sempre pelos pais.
Em 2010, iniciou a sua pequena coleção particular das orquídeas. Procurando cultivá-las por hobby. Este hobby a fez co-criar dois blogs: The Native Orchid (2015) e o Diário do Orquidófilo (2016).
Em 2013, decidiu investir tempo e dedicação no desenvolvimento da técnica de ilustração botânica em aquarela, ilustrando as orquídeas.
Desde então, investiu recursos e tempo para se dedicar as aulas com as mestras e mentoras Hiroe Sasaki, Diana Carneiro, Fátima Zagonel, Rosane Quintella e Maria Cecília Tomasi.

Contato:
Email: lfujimori@gmail.com
WhatsApp: +55-11-99206-3802


                                                                           Cattleya intermedia flamea alba



FÁTIMA BINI ESQUINAZI (in memoriam)

Nascida em Castro, PR (1951 - 2021)
Formada em Artes Plásticas pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP, 1974.
Dedicou-se à Ilustração Botânica desde 2000, quando fez o curso livre no Centro de Ilustração Botânica do Paraná -CIBP.
Tornou-se sócia e colaboradora do CIBP em 2002 e, desde então, tem participado de exposições e mostras do grupo.
Participou do Curso Livre de Ilustração Botânica ministrado por Chrystabel King.
Fez o Curso Livre de Ilustração com Vincent Jeannerot.
Participou do II EBIC - II Encontro Nacional de Ilustradores Científicos em Curitiba.
Participou dos livros ÁRVORES HISTÓRICAS nas Paisagens de Curitiba (2005) e do livro ARTE BOTÂNICA NO PARANÁ (2014).
Participou anualmente, do calendário Arte Botânica -CIBP.
Coordenadora do Centro de Ilustração Botânica do Paraná -CIBP, nas gestões 2010-2012 e 2012-2014.

Contato: Tatiana
WhatsApp 55 41 99644-0303

Catasetum fimbriatum

 

 

 

 

 

 

ROSANE QUINTELLA (in memoriam)

Natural de São Paulo, SP (1959 - 2020)
Graduada em Artes Plásticas pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná – EMBAP, 1982.
Bacharelado e Licenciatura em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC, 1992.
Curso de Ilustração Botânica pelo Centro de Ilustração do Paraná – CIBP
Especialização em Ilustração Botânica pela Fundação Margaret Mee no Royal Botanic Gardens, em Kew, Londres- UK, sob a orientação de Christabel King. Bolsista selecionada em 2005.
Professora de Ilustração botânica no CIBP.
Realiza trabalhos de ilustração científica em nanquim e aquarela.
Participou anualmente do calendário – Ilustração Botânica e exposições do CIBP. Filiada à UNIC – União Nacional de Ilustradores Científicos.

Contacto: Tahiana
WhatsApp 55 41 99640-7317


Cattleya intermedia