Pela primeira vez, a Conferência Mundial de Orquídeas - WOC (World Orchid Conference) - aconteceu em um país de língua francesa, mais precisamente na charmosa cidade de Dijon, na Borgonha, paraíso dos amantes do bom vinho.
A WOC acontece a cada três anos, sempre numa  cidade diferente,  num continente diferente ou num hemisfério diferente.
Estas conferências são organizadas e hospedadas pelos grupos de orquídeas locais, regionais ou nacionais e são planejadas com a WOC Trust, sociedade formada pela American Orchid Society (AOS), pela Royal Horticultural Society (RHS) e pela Appleby Trust Limited, Bermuda.
Desde a primeira, realizada em Saint Louis, Missouri, USA, em 1954, não houve interrupções, tendo sido sucessivamente organizada em Honolulu, Londres, Singapura, Long Beach, Sidnei, Medellin, Frankfurt, Bangkok, Durban, Miami, Tóquio, Auckland, Glasgow, Rio de Janeiro, Vancouver, Shah Alam (Malásia) e, finalmente, em Dijon.
A 19a. WOC está programada para a Miami Beach, na Florida (USA), em fevereiro/março de 2008 (http://www.19WOC.com) e a 20ª. para a Singapura em Setembro de 2011.
A France-Orchidées foi a entidade responsável pela organização da 18ª. WOC e é presidida pela senhora Vinciane Dumont. Vinciane Dumont e sua equipe européia fizeram deste evento um sucesso: Micheline Rusterholz (conferencistas e autores de posters), Jean-Jacques Beguin (site), Danou De Cordier (correspondência) , Rik Neyrinck (julgamento), Jean-Michel Vieillard (Edição e promoção), Philippe Lecoufle (Exposição), Anne-Marie Gabriel (expositores) e Jean-Pierre Fourlon (Alfândega).
Na abertura da Conferência, a senhora Vinciane e a senhora Joyce Stewart, como presidente do World Orchid Conference Trust, fizeram o uso das palavras e deram as boas vindas a todos os participantes.
A programação foi intensa e 75 especialistas e orquidólogos, vindos de mais de 30 países proferiram mais de 70 palestras que abordavam os mais diversos assuntos de cunho científico, horticultural, conservação além de técnicas de informática aplicadas na comunicação. O resumo destas palestras está incluído nesta apresentação.
O julgamento de plantas, flores, estandes, sites, fotografia8 e artes plásticas foi assegurado por cerca de 250 juízes do mundo inteiro.
Pela primeira vez, sites sobre orquídeas foram julgados e nós tivemos o prazer de ver nosso site Brazilian Orchids receber a Medalha de Ouro de site melhor site amador e também o Troféu Grand Prix, o que é, sem dúvida, motivo de orgulho para nós, assim como para o Brasil.
Foram registrados cerca de 1.000 participantes vindos do mundo de inteiro.
O Brasil foi representado por Sergio Araujo e Delfina Araujo, na seção "Técnicas de informática aplicadas à comunicação", que falaram sobre essa revista virtual - Orchid News - vista como inovadora na difusão de notícias e conhecimentos, através da Internet; por Cassio van den Berg, no campo científico, que apresentou uma palestra sobre Dados Moleculares e Sistemática de gêneros e espécies Laeliinae e na área de posteres por Vitorino Paiva Castro Neto (com dois pôsteres: "Baptistonia e o bioma 'Mata Atlântica' " e "Hoffmannseggella,    Microlaelia, Dungsia & Hadrolealia", como co-autor junto com Guy Chiron) e por Melissa Bocayuva (um pôster, como co-autora, junto com Marta Moraes, sobre a Reserva Biológica do Tinguá, no estado do Rio de Janeiro) e Fernando Setembrino, como juiz.
Estiveram presentes, associações orquidófilas francesas (AAOE, AOEF, AFCPO, Amicale des Orchidophiles du Languedoc-Roussillon) e estrangeiras como as de Equador (Association de Orchideologia de Quito), Itália (Associazione Italiana di Orchidologia), Grande Bretanha (Bournemouth Orchid Society), Alemanha (German Friends of Orchids Association), Nova Zelândia (Orchid Council of New Zealand), Suiça (SSO Groupe Romandie), Roumênia (Orchid Club Romania).
Jardins Botânicos franceses (Amis du Jardin Botanique de Strasbourg, les Jardins de Luxembourg - Serres du Sénat, Jardin Botanique de Lyon e de Dijon), da Alemanha (Botanical Garden of Munich), da Inglaterra (Royal Horticultural Society ) e de Singapura (Singapore National Garden).
Também os orquidários comerciais vindos de diversas partes do mundo marcaram sua presença. Do Brasil, estiveram presentes Aranda, Floralia e CPO & Eco Orquídeas assim como outros da Bélgica, Colômbia, Dinamarca, Equador, Inglaterra, França, Índia, Itália, Japão, Madagascar, Malásia, Holanda, Singapura, Sri Lanka, muitos de Taiwan, Tailândia, Peru, etc.
Diversos artistas mostrararm seus trabalhos no "Palais du Congress", no "Palais des Ducs" e no "Museum et Jardin des Sciences de l' Arquebuse".
Muitas publicações (em diferentes línguas) estavam à venda.
Expositores vindos de diversos continentes mostraram suas plantas em uma área de, aproximadamente, 8.600m2 que foram visitadas por 200.000 pessoas.
Nesta edição especial de Orchid News pretendemos dar uma visão, ainda que superficial, do que foi essa exposição.

Vamos lá.