O ano de 2011 não foi muito generoso com os estudiosos da família Orchidaceae.
Neste ano faleceram pessoas que foram muito importantes para a orquidofilia e orquidicultura:
David Miller que desenvolveu projetos de pesquisa, conservação e regeneração da Mata Atlântica, no estado do Rio de Janeiro, em Macaé de Cima e nos deixou um grande legado: livros e artigos sobre as orquídeas encontradas na Serra dos Órgãos;
Joyce Stewart, estudiosa e autora de diversos artigos e livros (Manual of Orchids -Royal Horticultural Society; Angraecoid Orchids: Species from the African Region);
Eric A. Christenson, taxonomista mundialmente conhecido e também orquidófilo, autor do livro Phalaenopsis, A Monograph João Stivali, aos 89 anos (um dos fundadores do Círculo Rioclarense de Orquidófilos) e que registrou o conhecido híbrido de Catasetum que leva seu nome;
Anita Blossfeld, orquidófila respeitada e autora do livro Orquidologia, Orquidofilia e Orquicultura.

Esta edição de Orchid News homenageia postumamente Pedro Ivo Soares Braga que faleceu em março de 2011. Diplomado em História Natural, com Mestrado em Botânica e Doutorado em Ciências Biológicas, ele era um profundo conhecedor da flora da região amazônica, onde fazia pesquisas desde l974. Sua bibliografia de publicações sobre a flora em geral e, em especial, sobre a família das Orchidaceae é muito vasta. Foi sucessivamente, pesquisador e professor no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Professor Titular do Departamento de Botânica, da Universidade de Minas Gerais, posteriormente e até se aposentar, Professor Titular do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Amazonas em Manaus. Em 2008, ele concedeu uma entrevista para Orchids News (para ver, acesse http://tinyurl.com/7t78b55)
Há anos, ele tinha problemas de saúde mas sempre conseguia dar continuidade ao seu trabalho, muito cheio de vida e empolgado com o que fazia. Em abril de 2010, ele nos enviou um email informando sobre a construção do site Orquídeas da Amazônia solicitando também algumas informações sobre rotinas de proteção. Em final de agosto de 2010, ele tornou entrar em contato falando de sua aposentadoria da Universidade e de seus projetos futuros incluindo a reabertura da Associação de Orquidófilos da Amazônia.
Em setembro, em outra mensagem, ele fala do sofrimento de ter perdido sua mãe no ano anterior mas diz "mas a vida continua e qualquer dia é a nossa vez", como se anunciasse sua partida precoce.
Bem humorado, ele diz:"... no meu caso, já estou no lucro ... dia 12 fiz 60 anos com três pontes de safenas, 1 mamária, dois enfartes e um stent, além da inflamação na vesícula que virou septsemia e ter ficado deficiente renal. E seja o que Deus queira, enquanto isso vou vivendo a vida de melhor maneira possível e de forma intensa!!!".
Em novembro, ele anunciava diversas atualizações no site "Orquídeas da Amazônia" e informava que havia chegado aos 50% do que estava previsto. Informava ainda que, no próximo ano, ele estaria postando a descrição de todos os gêneros de orquídeas que ocorrem na Amazônia brasileira, um grande contribuição para o conhecimento das orquídeas da região.
Em seguida, ele começou a enviar diversos trabalhos para serem publicados aqui, em Orchid News, mas, infelizmente, ele faleceu antes que finalizássemos todos eles. Preferimos colocá-los na íntegra, sem edição nenhuma, da maneira que ele planejou.
Ao Pedro Ivo, nossos agradecimentos pelo legado que deixou e ao Kleber Lacerda por seu depoimento.
Editores de Orchid News

Depoimento de Kleber Lacerda

[voltar]